quarta-feira, 24 de setembro de 2008

O ADN



O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é o suporte molecular do património genético que define cada ser vivo. Apresenta uma estrutura secundária sob a forma de “Dupla-Hélice”, formada por duas cadeias complementares antiparalelas (desenvolvem-se em sentidos opostos e designando-se uma por 3’-5’ e a outra por 5’-3’ em relação aos carbonos da pentose), ligadas pelo estabelecimento de pontes de hidrogénio entre as bases azotadas complementares das duas cadeias.
O DNA coordena todas as actividades celulares e é transmitida a todas as células-filhas no decurso do desenvolvimento.


A unidade fundamental do DNA é o nucleótido, que é constituído por uma base azotada (Adenina(A), Guanina(G), Citosina(C), Timina(T)), uma pentose (desoxirribose) e um grupo fosfato. Podem existir até quatro nucleótidos diferentes.


A Timina(T) e a Citosina(C) pertencem à família das bases de anel simples ou Pirimídicas e a Adenina(A) e a Guanina(G) pertencem à família das bases de anel duplo ou púricas.


Os nucleótidos podem unir-se uns aos outros, por reacções de condensação, formando uma cadeia polinucleotídica. Cada nucleótido liga-se pelo grupo fosfato, que se liga ao carbono 3’ da pentose do último nucleótido da cadeia, repetindo-se o processo na direcção 5’- 3’.

Informação retirada do livro "Terra, universo de vida"(Porto Editora, 1ª parte) do 11º ano e do site com o seguinte link: "http://www.e-escola.pt/site/topico.asp?topico=224&canal=5"





















E aqui fica um Video para uma melhor compreenção

Nenhum comentário: