sábado, 13 de dezembro de 2008

A reprodução assexuada

Seres unicelulares Eucariontes, seres procariontes e alguns seres multicelulares poderão executar a reprodução assexuada.
Há seis diferentes soluções de reprodução assexuada, a Bipartição, a Gemulação, a Esporulação, a Multiplicação vegetativa, a Fragmentação e a Partenogénese.

A Bipartição é quando ocorre a divisão de um ser em dois, de dimensões idênticas.

A Gemulação é quando ocorre a formação de saliências (gomos ou gemas), que se desenvolvem. Após o desenvolvimento, poderão ou não separar-se do progenitor.

A esporulação é quando ocorre a formação de esporos, que são células reprodutoras que poderão originar um novo indivíduo.
A Multiplicação vegetativa é quando ocorre a formação de um novo indivíduo a partir do desenvolvimento de elementos constituíntes do ser, tais como as raízes, o caule ou as folhas.
A Fragmentação é quando ocorre a separação de uma parte do corpo de um indivíduo, que depois regenera e forma um novo ser.
A Partenogénese é quando ocorre a formação de novos indivíduos apenas a partir de gâmetas femininos, que se desenvolveram.
Em todas estas soluções de reprodução assexuada, um único progenitor dá origem a descendentes.

O núcleo das células divide-se por mitose, pelo que os indivíduos, que apenas possuem cromossomas (e portanto genes) de um só indivíduo, irão ser geneticamente idênticos entre si e ao indivíduo que lhes deu origem, o progenitor.

Assim, ocorre a estabilidade genética ao longo das gerações nos indivíduos de uma determinada espécie.
Este processo designa-se de clonagem, designação que poderá ser dada a qualquer processo de reprodução assexuada, ou seja, as soluções de reprodução assexuada são processos de clonagem.
Os indivíduos originados a partir destas soluções/processos designam-se, assim, clones.

Aqui fica um vídeo para uma melhor compreensão

Nenhum comentário: