quarta-feira, 15 de abril de 2009

Comportamento mecânico das rochas

As rochas que observamos actualmente já sofreram alterações no passado que as levaram a possuir as formas que possuem na actualidade.

Estas rochas já se encontraram em situações diferentes, em que os factores envolvidos foram:

Quando as rochas são expostas a um determinado tipo de tensão, estas reagem de uma determinada forma.

O comportamento das rochas quando sofrem um tensão poderá ser:

● Comportamento elástico;
Um comportamento elástico é quando é aplicada uma força a um material, fazendo com que este se deforme, resultante do deslocamento das partículas desse material, relativamente à posição inicial.

Se a força não ultrapassar o limite crítico, os deslocamentos das partículas são reversíveis, ou seja, o material poderá voltar à forma inicial. Assim, quando se deixa de exercer a força, o material volta a possuir a forma que possuia antes de ser aplicada a força.

Uma régua, por exemplo, apresenta um comportamento elástico. Quando dobrada, sem ser até ao limite crítico (momento em que ocorre ruptura do material), esta adquire uma forma (dobra) mas, quando não se exerce mais essa força, a régua volta a possuir a forma inicial, ou seja, a forma que possuia antes de ser aplicada uma força.

● Comportamento plástico.

Um comportamento plástico é quando se aplica uma força num material, fazendo com que ocorra a deformação do mesmo devido ao deslocamento das suas partículas comparadamente à posição inicial. Os deslocamentos das partículas são irreversíveis, mesmo que se deixe de exercer uma força, uma vez que foi ultrapassado o limite de elasticidade.

Quando a força é exercida continuamente, as rochas atingem o limite de plasticidade, pelo que ocorre uma ruptura.
A plasticina, por exemplo, apresenta um comportamento plástico. Quando moldada (são aplicadas forças) esta adquire uma nova forma, que nunca volta a ser a inicial, mesmo que não se exerçam mais forças.




Portanto, as rochas podem sofrer dois tipos de deformação, que se designam consoante o que acontecer à rocha após aplicada uma tensão.

Se se formar uma falha numa rocha, devido à tensão exercida nesta, a deformação ocorre em regime frágil.


Se se formar uma dobra numa rocha, devido à tensão exercida nesta, a deformação ocorre em regime dúctil.

A profundidade também é bastante importante para a ocorrência de uma dobra ou de uma falha. A temperatura e a pressão vão aumentando à medida que a profundidade aumenta. Com o aumento da temperatura e da pressão, as rochas não atingem tão facilmente a situação de ruptura, sendo deformadas em regime dúctil.

Na superfície, as rochas atingem mais facilmente a situação de ruptura, pois os espaços livres das rochas são ocupados por fluidos, como a água, ocorrendo uma deformação em regime frágil.

Nenhum comentário: