terça-feira, 5 de maio de 2009

Energia nuclear

Os combustíveis fósseis são recursos não renováveis e o seu consumo não parece diminuir mas sim aumentar. Como tal, seria necessário descobrir novos recursos energéticos, renováveis ou não renováveis, que pudessem substituir os combustíveis fósseis na produção de energia.

As fontes de energia alternativas aos combustíveis fósseis seriam então:

● A energia nuclear;
● As energias renováveis.

Pensou-se que a energia nuclear pudesse ser uma potencial fonte energética para o mundo quando esta foi descoberta. No entanto, foi descoberta uma possibilidade de criar armas de destruição maciça utilizando a energia nuclear.


O isótopo de urânio utilizado para a produção de energia nuclear é o U-235. Quando se dá a cisão deste isótopo de urânio, é libertada energia sob a forma de calor, calor este que é utilizado para aquecer a água até que se dê a sua vaporização. O vapor de água é utilizado, por fim, na produção da electricidade.

A energia nuclear:

● Exige elevados custos ambientais, devido ao perigo da libertação de grandes quantidades de energia;

● Produção de grandes quantidades de resíduos radioactivos, que se mantêm radioactivos por milhares de anos.

Os resíduos radioactivos são, actualmente, colocados em recipientes metálicos, depois colocados no fundo dos oceanos. Isto é feito porque ainda não sabemos como nos livrar propriamente dos resíduos radioactivos. No entanto, no fundo dos oceanos, os próprios recipientes metálicos sofrem degradação, podendo dar-se a libertação ds resíduos para a água, contaminando este ecossistema e, seguidamente, os outros.

A exposição à radiação tem efeitos negativos para o homem. Pode provocar danos na saúde das pessoas, sendo estes danos passados de geração em geração. No entanto, países como o Brasil apostam mais na energia nuclear do que em qualquer outra energia.


A energia nuclear é um recurso não renovável, pelo que o seu consumo deve ser feito de uma forma sustentada.


Aqui fica um vídeo que mostra a história da energia nuclear como arma de destruição maciça. Os mais sensíveis não deverão ver este vídeo.















Aqui fica um vídeo com os prós e contras da energia nuclear.













Nenhum comentário: