terça-feira, 5 de maio de 2009

Fontes de energia- Combustíveis fósseis

Os recursos energéticos são bastante importantes hoje em dia. Têm várias utilidades, principalmente desde que o aumento demográfico se deu. Isto incentivou o aumento da industrialização, que levou a um crescimento económico geral.
Combustíveis fósseis
Os combustíveis fósseis - Petróleo, carvão e gás natural - são os recursos energéticos mais utilizados na actualidade devido ao seu elevado nível energético. A sua utilização tem vindo a aumentar desde que se deu a revolução industrial.
Os combustíveis fósseis possuem um período de formação não compatível com o da vida humana, pois demoram milhões de anos a formar-se. Estes são originados a partir de matéria orgânica que, em determinadas condições, origina os diferentes combustíveis fósseis.

Devido ao tempo de formação, os combustíveis fósseis são recursos não renováveis.

A utilização dos combustíveis fósseis tem sido prejudicial para a atmosfera e, consequentemente, para os seres vivos na totalidade. O aumento da concentração de determinados gases na atmosfera que provocam o efeito de estufa levou a severas alterações climáticas ao longo do tempo.


Se a concentração destes gases continuar a aumentar, as temperaturas também continuarão a aumentar, trazendo consequências a nível dos ecossistemas.

Alguns países, como a China e a Índia, só se começaram a industrializar recentemente, pelo que o consumo dos combustíveis fósseis irá aumentar ainda mais, assim como os problemas ligados à utilização destes recursos. Dentro de poucos anos irá já notar-se uma diferença ainda maior na temperatura, que poderá levar a um aumento de catástrofes como tornados, alimentados por águas quentes.



Grande parte dos países em vias de desenvolvimento possuem reservas de combustíveis fósseis, enquanto que os países desenvolvidos não. Este facto origina grandes conflitos entre os diferentes países, mostrando a real importância dos combustíveis fósseis a nível mundial.
No entanto, os combustíveis fósseis são altamente poluentes, levando a uma alteração cada vez mais acentuada na qualidade de vida das populações.



Aqui fica um vídeo sobre os combustíveis fósseis e tudo o que a utilização destes causa. No fim são apresentadas alternativas que nós podemos tomar no nosso dia-a-dia.













Nenhum comentário: