terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Argumentos do Evolucionismo- Argumentos da Anatomia Comparada

Quando analisamos as diferentes espécies, observamos semelhanças entre elas. Certas espécies possuem estruturas semelhantes ou membros com a mesma função.

A observação desses caracteres veio apoiar as ideias evolucionistas, uma vez que este facto demonstra uma origem comum (ancestral comum) de diferentes espécies.

Estruturas Homólogas

● Portanto, as espécies com estruturas homólogas entre si possuem uma forma estrutural bastante semelhante, como por exemplo o braço do homem e a asa do morcego;
● Estes seres possuem uma posição relativa a outras espécies semelhante relativamente à forma estrutural, ou seja, o local no ser vivo onde se encontram determinadas estruturas homólogas, em espécies diferentes, é mais ou menos o mesmo;
● As diferentes espécies são provenientes do mesmo tipo de embrião.

No entanto, possuem diferentes aspectos e funções. Isso acontece porque as espécies, como vivem em meios com diferentes características, enfrentam diferentes pressões selectivas, pelo que originam aspecto e função diferentes, que transmitem à descendência por resultado da selecção natural.

Estruturas análogas

● Portanto, as espécies com estruturas análogas possuem um padrão estrutural básico diferente, uma vez que a forma das estruturas também não é semelhante;
● Possuem uma posição relativa a outras espécies diferente, relativamente à forma estrutural;
● São provenientes de um ancestral comum muito longínquo.

No entanto, possuem funções semelhantes. Isso acontece porque as espécies, ao viverem num mesmo meio, enfrentam pressões selectivas semelhantes. A selecção natural favorece os indivíduos que desempenham uma dada função num mesmo meio, mesmo que estes apresentem estruturas anatomicamente diferentes.

Estruturas Vestigiais



● Portanto, estas estruturas que apresentam a mesma função nas diferentes espécies (estruturas análogas), apresentam-se desenvolvidas em algumas espécies, mas não noutras, devido ao desuso das mesmas, o que levou à falta de necessidade de as possuir, tendo atrofiado e não se desenvolvido.

No entanto, possuem estas estruturas vestigiais. Isso acontece porque os antepassados das espécies que apresentam estas estruturas vestigiais necessitavam delas. Durante a evolução, estas foram-se tornando desnecessárias.

Nenhum comentário: