sábado, 28 de fevereiro de 2009

Hierarquia das categorias taxonómicas

Na actualidade, as classificações dos seres vivos apresentam a influência dos trabalhos de Lineu.
O sistema de classificação de Lineu apresenta duas características principais- A hierarquia das categorias taxonómicas e a nomenclatura binominal para as espécies.



Neste sistema de classificação, Lineu agrupou os seres vivos em dois grandes reinos- Plantas e animais- ordenados numa série ascendente a partir da espécie. Constituiu-se assim um sistema hierárquico de classificação.
Estes dois reinos (plantas e animais) subdividem-se em categorias progressivamente de menor amplitude, categorias essas que se designam categorias taxonómicas ou taxa (plural de taxon), que se organizam segundo uma hierarquia, tornando evidente o grau de semelhança entre os seres vivos.




A unidade básica de classificação biológica é a espécie. A espécie é constituída pelo conjunto de indivíduos morfologicamente semelhantes, que partilham o mesmo fundo genético e que se podem cruzar entre si, originando descendência fértil.




A espécie é o unico taxon existente na natureza. Todos os outros foram formados dependentemente do julgamento humano.

Quanto maior a semelhança entre os organismos, maior é o número de taxa comuns a que pertencem e menor o nível do taxon.




No sistema hierárquico de classificação (Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Género e Espécie), o número de seres vivos, no Reino, é bastante elevado, pelo que as relações entre esses seres vivos relativamente ao parentesco é menor do que nos taxa seguintes (Filo, Classe, Ordem, Família, Género e Espécie).





Os taxonomistas sentiram uma necessidade de efectuar uma classificação mais rigorosa dentro de determinados níveis (as chamadas categorias intermédias), distinguindo-as com o uso de prefixos como super, sub e infra.

Nomenclatura


Grande parte das regras de nomenclatura que hoje são utilizadas tiveram origem nos trabalhos de Lineu. Foram apenas actualizadas pelas Comissões Internacionais de Nomenclatura. Estas Comissões oficializam os nomes científicos dos seres vivos de acordo com as regras de nomenclatura, para que os nomes sejam, assim, os mesmos para todo o mundo- Universalidade na classificação biológica.

Regras de nomenclatura

- A designação dos taxa é criada em latim. O latim é uma língua morta que não evolui;

- As espécies são designadas segundo uma nomenclatura binominal. A primeira é um substantivo escrito com inicial maiúscula, que corresponde ao nome do género, e a segunda é o restritivo específico ou epíteto, escrito com inicial minúscula e é, geralmente, um adjectivo;

- A designação dos grupos superiores à espécie é uninominal, sendo constituída por um substantivo escrito com inicial maiúscula;

- O nome da família é obtido acrescentando a terminação –idae à raiz de um dos géneros;

- Quando a espécie tem subespécies, a nomenclatura é trinominal, acrescentando um restritivo subespecífico à designação de espécie;
- Os nomes de géneros, espécies ou subespécies são escritos num tipo de letra diferente do texto corrente, geralmente itálico, e se forem manuscritos são sublinhados.

Aqui fica uma "vídeo aula" para uma melhor compreensão.


Nenhum comentário: