sábado, 28 de março de 2009

A formação das rochas sedimentares

As rochas sedimentares ocupam grandes áreas da superfície terrestre.
Os processos que dão origem às rochas sedimentares constituem duas fases fundamentais:
● Sedimentogénese - Envolve os acontecimentos desde a elaboração dos materiais que vão constituir as rochas sedimentares até à sua deposição.

● Diagénese- Envolve os acontecimentos (evolução) a partir do momento em que os detritos sofreram a sedimentação até à formação de rochas consolidadas.
As rochas sedimentares são principalmente formadas por materiais de rochas preexistentes.

Sedimentogénese
As rochas sedimentares são formadas por determinado tipo de sedimentos:



Meteorização e erosão

A meteorização consiste na alteração física ou química das rochas devido à acção de agentes externos (água, variação da temperatura, acção dos seres vivos, etc.), sendo alteradas características iniciais ou as dimensões das rochas.

Meteorização física
A meteorização física leva à fragmentação das rochas em pedaços cada vez mais pequenos, mantendo as características do material original.

Esta fragmentação aumenta a superfície das rochas exposta aos agentes de meteorização.

Os agentes externos podem ser:
● A congelação da água nas diaclases das rochas (crioclastia) - Devido à presença de uma menor temperatura, a água que se encontra nos poros e diaclases da rocha congela, aumentando de volume e, consequentemente, provocando uma pressão que provoca o aumento das diaclases;

● A actividade biológica - As plantas possuem as suas raízes nas fendas das rochas, pelo que as vão abrindo cada vez mais;

● Descompressão, expansão e fractura da rocha quando aflora à superfície - As rochas formadas em profundidade expandem-se à superfície, pelo que a mesma rocha se encontra sobre pressões diferentes, originando diaclases;
● A acção mecânica da água e do vento - A água desloca consigo os sedimentos de menores dimensões, deixando os sedimentos de maiores dimensões. Também o vento pode provocar a colisão de detritos com as rochas, acelerando o desgaste;

● Dilatações e contracções térmicas (termoclastia) - As variações de temperatura provocam dilatações e contracções alternadas nos diferentes minerais que constituem as rochas.

Meteorização química
A meteorização química resulta de reacções químicas entre os minerais das rochas e agentes externos, como a água e o vento, cuja interacção resulta numa rocha com características diferentes das iniciais.






Transporte e sedimentação




Em grande parte dos casos, os materiais formados na meteorização são transportados. Durante o transporte, os materiais sólidos experimentam sucessivas alterações.
As alterações sofridas pelos materiais transportados são:
● Arredondamento;


● Granosselecção (diferentes tamanhos).


A sedimentação pode ocorrer em ambientes terrestres e aquáticos. A deposição costuma dar-se segundo camadas sobrepostas, horizontais e paralelas.
As camadas formadas denominam-se estratos, que diferem uns dos outros devido à composição, à cor ou pelos grãos.
As superfícies de estratificação separam os estratos uns dos outros. A superfície superior designa-se tecto e a superfície inferior designa-se muro.

Diagénese

A diagénese é o conjunto dos processos de evolução sofridos pelos sedimentos, originando rochas consolidadas.

A diagénese compreende os seguintes processos:



Aqui se encontram representados todos os processos referidos anteriormente.

Nenhum comentário: