sábado, 28 de março de 2009

Minerais- A sua identificação

Para identificar um respectivo mineral, é necessário saber primeiro as características que um mineral possui.


● Os minerais são corpos sólidos, pelo que possuem uma estrutura mais ou menos definida.

● Os minerais são inorgânicos, ou seja, não são formados por produtos provenientes da intervenção dos seres vivos, pelo que têm de se formar naturalmente.

● Estes possuem uma composição definitiva ou variável (dentro de certos limites).

● Os minerais são naturais porque na formação dos mesmos não há intervenção humana.

Cada mineral possui um conjunto de características físicas e químicas próprias. A determinação das propriedades físicas de um mineral possibilita a sua identificação.
Propriedades Físicas

É possível distinguir os minerais mais comuns pela observação directa ou através de ensaios simples, através da determinação de propriedades como:
● Clivagem;
● Fractura;

● Cor;

● Dureza;

● Brilho;

● Traço ou risca;

● Densidade.

Clivagem
A clivagem é o observada quando se aplica uma pancada com um objecto mais "forte" do que aquele que está a partir, pelo que o mineral possui tendência para partir segundo superfícies planas. Isto acontece devido à estrutura cristalina do mineral, resultando do arranjo dos átomos e do facto das ligações químicas serem mais fracas numa direcção do que noutra.

Quando se descreve a clivagem de um mineral deve indicar-se o número de direcções de planos de clivagem, as relações angulares entre eles, a sua qualidade (perfeita, boa, regular, fraca) e a maior ou menor facilidade em obtê-los (fácil, difícil).


Fractura
A fractura é o observada quando se aplica uma pancada com um objecto mais "forte" do que aquele que está a partir, pelo que o mineral possui tendência para partir segundo superfícies irregulares.



A fractura não se costuma desenvolver segundo uma direcção prevista.

Relativamente à fractura obtida, dá-se várias designações, de acordo com o aspecto da superfície de fractura.

Os termos mais frequentes são:

● Fractura concoidal - Apresenta superfície lisa e curva, semelhante ao interior de uma concha;

● Fractura fibrosa ou estilhaçada - Apresenta estilhaços ou fibras semelhantes a uma lasca de madeira;

● Fractura irregular - Quando a superfície se apresenta rugosa e irregular.

Cor



A cor é uma característica dos minerais mais óbvia do que qualquer outra característica. Esta propriedade poderá resultar da composição dos minerais (elementos presentes na composição química), da ocorrência de defeitos na estrutura cristalina ou da presença de impurezas no mineral.

A cor de um mineral, apesar de facilmente observável, nem sempre é utilizada como meio de identificação, pois pode ser muito variável. Como prova disso, temos o quartzo.
Os minerais que não possuem uma cor característica e própria são designados Alocromáticos.

No entanto, certos minerais podem ser identificados através da cor que possuem, uma vez que não varia. Como prova disso, temos a pirite.

Os minerais que possuem uma cor característica e própria são designados Idiocromáticos.

Portanto, são aqui referenciadas duas situações. Uma das situações é que um mineral poderá não possuir uma cor característica, enquanto que outra situação é que um mineral poderá possuir uma cor característica.

Grande parte das vezes, os minerais não possuem uma cor característica porque ocorre uma mistura de pequenas quantidades de determinados elementos químicos ou então ocorreu uma variação na composição química inicial dos minerais, sendo certos elementos substituídos por outros.



Dureza



A dureza de um mineral é a resistência oferecida pela sua superfície quando riscada.

O grau de dureza é determinado pela dificuldade ou facilidade com que um material é riscado por outro. Para efectuar a comparação de minerais com maior dureza dos materiais com menor dureza, utiliza-se um conjunto de minerais que constituem a chamada Escala de Mohs.
Esta escala é composta por dez minerais, aos quais confere valores diferentes (de um a dez) dependentemente da dureza apresentada pelos mesmos.

Para a determinação do grau de dureza de um mineral através da escala de Mohs, utilizam-se a unha (risca minerais de dureza um a dois), a moeda de cobre (risca minerais de dureza um a três), o canivete (risca minerais de dureza um a cinco), a lima de aço (risca minerais de dureza um a seis) e minerais que riscam o vidro (riscam minerais dependentemente da própria dureza que possuem, podendo demonstrar um grau de dureza até dez dos minerais).







Brilho



O brilho é a aparência geral da superfície de um mineral quando observada a qualidade e intensidade de luz reflectida por esta.

O brilho apresentado pelos minerais poderá ser:


● Metálico - Brilho que se assemelha ao dos metais, sendo característico de minerais opacos como a galena, a calcopirite e a pirite.

● Submetálico - Brilho que faz lembrar o dos metais, mas não tão intenso, sendo característico dos minerais quase opacos.

● Não metálico - Brilho apresentado por minerais translúcidos ou transparentes, como o quartzo, o feldspato e a mica.






Traço ou risca

O traço ou risca é a cor de um mineral quando este se encontra reduzido a pó.

O traço é facilmente determinado. Raspa-se o mineral numa placa de porcelana não polida, obtendo-se o traço. No entanto, este processo só pode ser aplicado a minerais com dureza inferior à placa de porcelana (menor do que 7 na escala de Mohs).

Esta propriedade usa-se com frequência na identificação de minerais, pois raramente varia dentro da mesma espécie mineral, mesmo que o mineral não possua uma cor característica.

Densidade

A densidade é a medição directa da densidade mássica, medida pela relação directa entre a massa e o volume do mineral.

● D= M/V

A densidade pode ser obtida de várias formas, utilizando a balança de Jolly para determinar o peso do mineral em diferentes situações (no ar e na água), utilizando uma proveta graduada para determinar o volume do mineral, etc.


Propriedades Químicas

Alguns testes químicos poderão ser utilizados para a identificação de minerais. No entanto, estes podem ser tão complexos, que envolvem custos demasiadamente elevados.

Os minerais são caracterizados de acordo com a sua composição.


(imagens e grande parte da informação retirada do site com o respectivo link: http://www.dct.uminho.pt/pnpg/trilhos/pitoes/paragem3/minerais.html)
(imagens retiradas do site cientic)

Um comentário:

dis mulder disse...

oi colega geologa Catarina Barata

gostei muito do blog tem coisas muito legais
sobre geologia