quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O RNA

O Ácido Ribonucleico, mais conhecido como RNA, apresenta algumas características semelhantes ao DNA. São ambos polímeros de nucleótidos, embora o DNA possua moléculas de maiores dimensões, e também possuem quase a mesma composição Química.

Ao nível da constituição, cada nucleótido existente no RNA contém um grupo fosfato, uma pentose e uma base azotada. A pentose existente no RNA é a ribose e as bases azotadas são a Adenina, a Guanina, a Citosina e o Uracilo. O Uracilo é apenas característico do RNA, ou seja, só é encontrado no RNA. A base Uracilo é uma base pirimídica (possui anel simples) e liga com a Adenina através de pontes de hidrogénio.

A complementaridade de bases efectua-se da seguinte forma: A base Adenina liga à base Uracilo, através de duas pontes de hidrogénio, enquanto a base Guanina liga à base Citosina através de três pontes de hidrogénio.

Aqui encontram-se apresentadas as características mais importantes do RNA

- Possui a ribose em vez da desoxirribose, o que lhe confere uma desvantagem estrutural pois torna-se menos resistente à hidrólise;
- É composto por duas bases azotadas da família das bases púricas (guanina e adenina) e duas bases pirimídicas (citosina e uracilo, que substitui a timina, presente no DNA);

- Apresenta-se, normalmente, sobre a forma de cadeia simples, podendo ocorrer emparelhamento das bases a nível intramolecular (o que torna o RNA não redundante), assumindo formas complexas e pouco usuais.

O RNA é bastante importante em processos como a síntese Proteica. Se o RNA não interviesse neste processo, o DNA ficaria num estado chamado "silencioso".

Existem três tipos de RNA: O RNA ribossómico (rRNA), o RNA mensageiro (mRNA) e o RNA de transporte (tRNA).

RNA mensageiro- São aqueles que codificam as proteínas e que devem ter os seus codões lidos durante o processo da tradução.


RNA ribossómico- Fazem parte da estrutura do ribossoma, junto com diversas outras proteínas e são eles que catalisam a ligação entre dois aminoácidos na síntese de proteínas.


RNA de transporte- São aqueles que fazem a conexão codão-aminoácido, pois carregam um aminoácido específico de acordo com seu anticodão (complementar ao codão do mRNA).
Estes são bastante importantes na síntese das proteínas.


Aqui fica um vídeo para uma melhor compreensão

Nenhum comentário: