quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A síntese Proteica

São as Proteínas que determinam a estrutura e a actividade metabólica das células.



Trancrição da mensagem genética- A informação contida em cada gene é copiada para o RNA.

Tradução da mensagem genética- A informação contida nas moléculas de mRNA é traduzida em sequências de aminoácidos.

A síntese de proteínas ocorre ao nível dos ribossomas, organelos não membranares formados por RNA ribossómico e proteínas, que se encontram no citoplasma ou associados ao Retículo Endoplasmático Rugoso.

A sequência de nucleótidos do DNA contém a informação sobre a forma de código genético (Código de correspondência entre os nucleótidos e os aminoácidos). Cada tripleto (unidade mais pequena de mensagem genética, constituída por três nucleótidos) do DNA designa-se Codão.

O fluxo de informação entre o DNA e as proteínas verifica-se em três fases, que são a Transcrição, o Processamento e a Tradução.



Transcrição- Síntese de mRNA a partir do DNA. A molécula de DNA serve de molde para a síntese da molécula de mRNA (que é uma cópia das "instruções" do DNA). A RNA Polimerase provoca a abertura da molécula de DNA e inicia a síntese de RNA a partir de nucleótidos livres existentes na célula. A molécula de mRNA transporta a mensagem para o Citoplasma, onde ocorre a síntese proteica. Cada tripleto de mRNA é um codão que pode codificar um aminoácido ou ordenar o início ou o fim da síntese.
Antes de se formar o mRNA consolidado, forma-se o RNA percursor ou Pré-mRNA.

Processamento- Conjunto de transformações que conduzem à formação de um RNA funcional.
Nos seres Eucariontes cada gene no DNA contém sequências de nucleótidos que não codificam a informação, designados intrões, que se encontram intercalados com sequências de nucleótidos que codificam a informação, designados exões.
Por acção de enzimas, os intrões são retirados ao RNA precursor, fazendo com que os exões se unam, formando-se assim o RNA mensageiro (mRNA) maturo, que migra do núcleo para o Citoplasma.
O mRNA fixa-se nos ribossomas.

Tradução- A informação genética contida no mRNA é traduzida numa sequência de aminoácidos (Polipéptido). Ocorre a intervenção de vários componentes.
Ao nível dos ribossomas, o RNA de transferência interpreta a mensagem contida no RNA mensageiro. Este selecciona e transfere os aminoácidos para os locais de síntese, os ribossomas.


A tradução divide-se em três etapas, a Iniciação, o Alongamento e a Finalização.

Iniciação- A subunidade menor do ribossoma liga-se à extremidade 5' do mRNA. Este move-se ao longo da molécula do mRNA até encontrar o codão de iniciação (AUG), transportando assim o tRNA com o aminoácido metionina, ligando-se assim ao codão de iniciação por complementaridade. A subunidade maior liga-se à subunidade menor do ribossoma.

Alongamento- O tRNA transporta um aminoácido específico, de acordo com o codão. Estabelece-se assim uma ligação peptídica entre o aminoácido que acabou de se ligar e o que estava anteriormente ligado. O ribossoma avança três bases ao longo do mRNA no sentido 5' - 3', repetindo-se sempre o mesmo processo.
Finalização- O ribossoma encontra o codão de finalização (UAA, UAG ou UGA) terminando assim o alongamento. O último tRNA deixa o ribossoma, as subunidades do ribossoma separam-se, podendo ser utilizadas de novo e de igual maneira e, por fim, o péptido é libertado.
Na síntese de proteínas, salientam-se como características importantes, a Rapidez e a Amplificação.

Rapidez- As células demoram apenas escassos minutos a realizar uma função.

Ampliação- No decurso do processo, algumas fases são amplificadas.
Complexidade- Interacção de vários agentes.


Aqui ficam uns vídeos para uma melhor compreensão







Nenhum comentário: