domingo, 12 de outubro de 2008

Replicação do DNA


A descoberta da estrutura do DNA foi um passo bastante decisivo no estudo da hereditariedade.
Quando James Watson e Francis Crick propuseram o modelo de dupla hélice para o DNA, estes sugeriram, juntamente com este modelo, uma possível forma desta molécula se replicar. A estrutura molecular do DNA e o respectivo modo de replicação estão relacionados entre si.

Segundo Watson e Crick, a complementaridade das bases do DNA permitiria que este se duplicasse através do processo de replicação semiconservativa.


Replicação Semiconservativa- Cada uma das cadeias formadas é uma réplica de uma das cadeias originais, logo, cada uma das novas moléculas de DNA seria formada por uma cadeia antiga e uma nova.


Três anos depois da publicação do trabalho de James Watson e Francis Crick, um investigador chamado Arthur Kornberg demonstrou que há a possibilidade da replicação da molécula de DNA em laboratório.

Para isso, bastava ter uma enzima (DNA Polimerase) e os quatro tipos de nucleótidos, além da molécula de DNA parental, claro.

Este investigador recebeu críticas de outros investigadores, que defendiam que a molécula de DNA apresentava dimensões demasiado elevadas para que o desenrolamento da hélice ocorresse de forma eficaz.

Foram assim sugeridos mais dois modelos, que tentavam explicar o mecanismo da replicação, através da complementaridade de bases do DNA. Os modelos seriam então a replicação conservativa e a replicação dispersiva.


Replicação Conservativa- A molécula de DNA mantém a sua integridade, servindo apenas de molde à formação da molécula-filha, que seria formada por duas novas cadeias de nucleótidos.


Replicação Dispersiva- A molécula de DNA inicial daria às moléculas-filhas porções da sua composição, e por regiões sintetizadas de novo, a partir dos nucleótidos existentes na célula.

Como já se sabe, o modelo de replicação utilizado na replicação do DNA é a replicação Semiconservativa.

Aqui ficam uns vídeos informativos





Nenhum comentário: