Isto acontece porque:
● Os rios são vias de comunicação entre diferentes comunidades;
● Os rios são fontes de água, utilizada para fins domésticos, agrícolas e industriais;
● Os rios são uma fonte de alimento;
● Nas margens dos rios existem, por vezes, solos férteis (devido à deposição de materiais transportados pelo rio).
Relativamente ao rio e ao local que as águas ocupam, podemos considerar o leito do rio, o leito de cheia e o leito de seca.
● O leito do rio, também designado leito ordinário ou aparente, é o espaço que é normalmente ocupado pelas águas e os materiais (detritos) transportados por esta.
● O leito de cheia, também designado leito de inundação, é o espaço ocupado pelas águas em tempo de cheias.
● O leito de seca, também designado leito de estiagem, é o espaço ocupado pelas águas em épocas de temperaturas mais elevadas, como por exemplo no verão.
Os rios são os constituíntes das bacias hidrográficas e das redes hidrográficas.
● Uma rede hidrográfica é o conjunto de todos os cursos de água ligados a um rio principal.
● Uma bacia hidrográfica é a área do território constituída por cursos de água que tomam um só sentido de drenagem, a da rede hidrográfica.
Os rios dependem das relações que tomam com as bacias hidrográficas, assim como da forma que possuem, dos materias que os rodeiam (tipo de rocha das margens), do relevo, dos materiais dos solos, das plantas circundantes e do grau de interferência humana.
Os rios ajudam no processo de meteorização, erosão, transporte e sedimentação das rochas(sedimentogénese) - A actividade geológica dos rios.
● A Meteorização é o conjunto de processos (físicos, químicos ou ambos) que levam à alteração das características iniciais das rochas.
● A Erosão é o conjunto de processos físicos que removem todos os materiais resultantes da meteorização.
● O transporte é o processo em que os detritos são levados para distâncias mais longínquas comparadamente com o local inicial em que se encontravam.
O transporte é mais produtivo quando se dão as cheias devido à quantidade superior de água, que provoca um aumento da velocidade tomada por esta.
Devido a esse aumento da velocidade das águas, os materiais que se encontram no fundo das Albufeiras (lugar a montante de uma barragem) são removidos e transportados.
O transporte de materiais nas épocas de cheias é muitas vezes mais eficiente do que em qualquer outra época do ano.
Os processos de transporte dos detritos são:
→ dissolução de materiais nas águas;
→ Suspensão (materiais finos e leves);
→ Rolamento;
→ Arrastamento;
→ Saltação.
● A sedimentação é o momento em que os detritos se depositam, quer no leito, margens ou foz. Isso acontece porque a velocidade das águas já não permite que seja continuado o transporte desses detritos, pelo que estes se depositam, formando os sedimentos.
Os materiais de maiores dimensões depositam-se normalmente a montante, enquanto que os materiais mais finos se depositam normalmente a jusante , podendo mesmo chegar ao mar.
A deposição de sedimentos na zona de cheia, que faz com que os solos se tornem mais férteis, forma os aluviões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário