sexta-feira, 27 de março de 2009

Zonas costeiras- Ocupação antrópica da faixa litoral

Grande parte do nosso planeta é ocupado pelo mar, que entra em contacto com a costa dos diferentes continentes (faixa litoral). Ocorre a meteorização da costa por essa mesma razão.




Como resultado dessa meteorização, podem considerar-se:


● As formas de erosão;


● As formas de deposição.


As formas de erosão resultam do desgaste provocado pelo rebentamento das ondas nas rochas. A este desgaste dá-se o nome de abrasão marinha.

As arribas são formadas por este desgaste das rochas por parte do mar.





As arribas, pelo contínuo desgaste, acabam por cair, ficando os detritos acumulados nas zonas mais baixas, formando as chamadas plataformas de abrasão.





Com esta forma de erosão acontece continuamente, as rochas são um recurso não renovável.
Isso traz consequências devido à:



Devido à construção de estruturas junto das águas, ocorrem muitos desastres. Inúmeras estruturas são destruídas devido à subida do nível médio das águas do mar e às intervenções do Homem, que levam a recuos cada vez maiores da linha de costa.

As formas de deposição são o que é formado pela deposição dos materiais que a água já não possui capacidade de transportar.

As formas de deposição podem ser:

● Praias - zonas baixas onde ocorre a acumulação de sedimentos, de dimensões variadas, a grande maioria dos quais de origem fluvial.


● Restingas - Acumulação de materiais ligada à faixa litoral por uma das suas extremidades, tendo uma outra extremidade livre.


● Tômbolos - É uma forma do litoral que resulta da acumulação de materiais que unem a praia a uma ilha.

● Ilhas-barreira - Acumulação de materiais, de forma paralela à costa e dela separada por uma laguna.

● Etc.

Nenhum comentário: