A origem dos três domínios- Carl Woese
Com base na comparação de sequências de RNA ribossómico em grande parte, Carl Woese e os seus colegas chegaram à conclusão de que os procariontes não eram um grupo só, do ponto de vista evolutivo.
Os procariontes são compostos por dois subgrupos, que diferem um do outro e dos seres eucariontes: As arquebactérias e as eubactérias.
Os seres vivos, que se encontravam divididos em dois grandes domínios - procariontes e eucariontes- foram substituídos por uma subdivisão em três domínios.
Os seres eucariontes foram colocados no domínio Eukarya, mas os seres procariontes foram colocados nos domínios Archaea e Bacteria, de acordo com outras características apresentadas pelos seres vivos além de serem procariontes.
As sequências genéticas presentes nos seres vivos dos diferentes domínios mostram que o domínio Archaea apresenta uma combinação genética semelhante aos domínios Eukarya e Bacteria, estando mais relacionado com o domínio Eukarya do que com o domínio Bacteria.
A classificação em seis reinos- Cavalier-Smith
Smith tentou seguir um sistema mais filogenético.
Para isso, este utilizou um número de grupos que pertenciam ao reino protista na maioria dos sistemas de classificação anteriores para um dos outros reinos, para que pudesse ter a noção das parecenças existentes entre esse reino e o grupo de seres vivos.
Os domínios então propostos foram:
● Domínio Bacteria;
● Domínio Archaea;
● Domínio Eukarya.
Os reinos então propostos foram:
● Reino Eubactéria;
● Reino Archaebactéria (reino monera);
● Reino protista;
● Reino fungi;
● Reino plantae;
● Reino animalia.
Relacionando os três domínios com os seis reinos existentes:
● Ao domínio Eukarya corresponde o reino Eubacteria;
● Ao domínio Archaea corresponde o reino Archaebacteria;
● Ao domínio Eukarya correspondem os reinos protista, fungi, plantae e Animalia.
Um comentário:
Muito bom!!!! Me ajudou demais
Postar um comentário